Entenda a origem da crise

O momento delicado que vive a economia mundial devido à crise financeira que tomou conta das principais manchetes de todos os jornais teve início nos Estados Unidos, em Março de 2007.

Naquele período, a economia americana estava sublimemente saudável. Isso fez com que surgisse um sentimento de “quero mais” nos investidores, nos bancários e até mesmo nas pessoas comuns que passaram a comprar descontroladamente em função do excesso de crédito disponível no mercado.
Com dinheiro de sobra e visando maior lucro, as financiadoras começaram a confiar demasiadamente nos chamados “subprimes” que são empréstimos de segunda linha, ou seja, linhas de crédito para quem não tem um bom histórico de pagamento de dívidas.

O então bom momento econômico, que além das excelentes condições de financiamento ainda incluía baixíssimas taxas de juros, fez os americanos se entusiasmarem e se endividarem com a compra de imóveis.



As financiadoras, por sua vez, transformaram os empréstimos hipotecários em títulos, e os venderam à outras instituições financeiras. Devido à grande de inadimplência, esses títulos hipotecários passaram a ser considerados papéis podres (sem liqüidez), dando origem a uma quebra bastante significativa no faturamento dos bancos envolvidos.

Temendo pelo pior, os correntistas e acionistas dessas instituições procuraram retirar todos os seus ativos na tentativa de evitar que eles se desvalorizassem, piorando ainda mais a situação do sistema bancário norte-americano e originando essa crise generalizada que demonstrou uma fragilidade inescrupulosa do sistema capitalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário